Você Sabia?: 25 Curiosidades Sobre Nossos Cabelos

27 julho 2013

Olá deusas! Hoje trago para vocês 25 curiosidades, números, verdades e mitos sobre nossos cabelos. Ah meninas, e como disse lá na page do blog, ele ficou fora do ar por um tempinho, para algumas atualizações. Antes de começarmos a falar sobre os 25 fatos, vou contar um pouquinho sobre as novidades. Mas não se preocupem, são poucas!
A primeira novidade é a página 'Natália Schmidt' onde conto um pouquinho de mim. Ainda não está pronta, pretendo complementá-la em breve. Outra página nova é a 'Sobre o Endeusando'. Nela falo um pouco sobre a origem do blog e seus objetivos. E a última, e mais importante, é a elaboração de um menu, localizado na barra lateral, com o título 'Assuntos Freqüentes'. Na verdade, o importante não é o menu, mas sim os novos assuntos que serão discutidos aqui. Ao fazer uma retrospectiva do blog, percebi que assuntos como cabelos, beleza e saúde ficaram ausentes. E para o nosso processo de 'endeusamento' kkk é muito importante tratar desses itens. Enfim, as novidades são essas. E agora, aguardem pelo que vem pela frente!
Agora chega de conversação e vamos ao que interessa: nossos cabelos!


1 O cabelo é uma substância bastante forte e elástica. Em boas condições, resiste a um puxão equivalente a 200g de peso e estica cerca de um quinto do seu tamanho normal antes de se partir.

2 O cabelo cresce, em média, 1,25 cm por mês, crescendo mais no verão e menos à medida que envelhecemos.

3 Em média, caem 100 fios de cabelo por dia.

4 Cada fio de cabelo é composto de 70 a 80% de uma proteína chamada queratina, de 3 a 6% de óleo, 1% de pigmentos, minerais e carboidratos.

5 A maioria das pessoas tem cerca de 100 mi fios de cabelo na cabeça. As ruivas, com o cabelo mais espesso, têm menos fios: 90.000. As de cabelos castanhos têm em média 100 mil, e os fios loiros, que são mais finos, somam cerca de 140 mil.

6 A vida de um fio dura certa de dois a seis anos.

7 Um em cada cinco homens começa a ter menos cabelo ou entradas antes dos 20, e muitos ficam carecas aos 30 anos!

8 Se você cortar um fio de cabelo no sentido transversal e olhar nesta ponta com um microscópio irá perceber que o fio de cabelo liso é redondo, o do cabelo crespo parece oval, enquanto o cabelo afro é ondulado de um lado e liso de outro.

9 "Cabelo virgem" é o termo usado pelos cabeleireiros para denominar o cabelo que nunca recebeu nenhum tipo de tratamento químico, como coloração, alisamento, ou permanente.

10 A chamada raiz dos cabelos, ou seja, o folículo, que fica sob a pele do couro cabeludo, é cercada por terminações nervosas, que fazem você sentir dor quando arranca um fio. Mas, acima da superfície do couro cabeludo, o fio já não recebe essa influência e fica sem qualquer sensibilidade. É por isso que você não sente nenhuma dor ao cortá-lo ou submetê-lo a processos químicos ou ao calor do secador.

11 Cabelos opacos e sem vida são, geralmente, causados por alguma doença ou por alimentação deficiente. Isso ocorre porque, quando o organismo está debilitado, os nutrientes do sangue são primeiramente destinados a órgãos vitais, deixando a nutrição dos folículos, ou raiz dos cabelos, em segundo plano.

12 Depois da gravidez, uma mulher pode perder até 30 mil fios de cabelo. Isto ocorre devido ao aumento de determinados hormônios durante a gravidez, que tendem a se normalizar após o nascimento do bebê.

13 O cabelo mais comprido que se tem notícia é a chinesa Xie Qiuping com 2,4 metros de cabelo.

14 Geralmente o cabelo de uma mulher tem um quarto de vida a mais que o de um homem, por razões genéticas.

15 Não existe cabelo grisalho. A cor cinza do cabelo é dada pela mistura de fios brancos, sem pigmentação. Um fio, ou tem sua cor, ou não tem nenhuma.

16 As perucas remontam de longe: foram encontradas perucas de prata e ouro sólidos em várias tumbas de faraós, e outras feitas de cabelo humano, lã ou fibra de folha, usadas pelos egípcios.

17 O cabelo crespo é determinado geneticamente. É resultado de uma divisão irregular das células do fio, que de um dos lados cresce mais depressa, criando uma dobra.

18 As células do cabelo podem refletir a saúde do corpo, através do nível de minerais que possuem. Deficiência de chumbo e alumínio, por exemplo, pode causar cansaço, enquanto a falta de zinco resulta em uma pele ruim e de crescimento lento.

19 A cor do cabelo é determinada pelo gene responsável pelos pigmentos que compõem a tonalidade. A cor é proveniente de pigmentos vermelhos, amarelos e pretos, que se misturam em proporções específicas.

20 Distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, podem causar queda de cabelo.

21 Nos últimos 20 anos mais mulheres têm sofrido com queda de cabelo. Isto porque a ascensão a cargos mais elevados dá mais preocupação e estresse, aumentando o nível do hormônio androgênio, um dos fatores que provoca a queda de cabelo.

22 Muita gente é alérgica ao leite e seus derivados e não sabe. Um dos efeitos da alergia é a escamação do couro cabeludo. Se esse é seu problema, diminua o consumo desses alimentos.

23 No outono é normal perder mais cabelo. Como é um efeito sazonal, não é motivo de preocupação.

24 Durante toda a história o cabelo tem sido considerado um símbolo de força e sedução, e cortá-lo já foi considerado, muitas vezes, um meio de punir, reduzir ou controlar o poder das pessoas. Por isso, o castigo dado às bruxas na Idade Média, e aos foras-da-lei, era ter seus cabelos cortados. Pelo mesmo motivo, é tradicional as freiras cobrirem o cabelo ou até mesmo raspá-lo como símbolo de castidade.

25 O cabelo afro é todo poroso, enquanto o cabelo europeu é poroso apenas nas pontas.


E então garotas, o que acharam? Gostaram das 25 curiosidades? O post ajudou?
Comentem contando o que acharam e também enviem sugestões de posts que desejam.




6 comentários:

  1. Nossa me diverti muito com esse post, quanta coisa curiosa...mas a queda dos 100 fios por dia, deu até "deprê"...haha
    Beijo.
    beleza-facil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sandra. Ah, eu já fiquei mais tranquila por saber que isso é normal kkk
      Beijão

      Excluir
  2. haha bem legal o post ! Tem várias coisas que eu não sabia... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Luísa, espero ter ajudado de alguma forma.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. HaHa Adoreeei o post muiiita coisa que eu não sabia
    vidadeumapatricinhapink.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem vinda. Conte-nos o que achou do post e do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...