A base de tudo!

24 agosto 2013

A tonalidade uniforme da pele e a textura aveludada - nem brilhante nem opaca demais - fazem do rosto uma tela perfeita, onde mesmo toques sutis e discretos realçam e valorizam os traços do rosto.
Hoje, a ideia é encontrar seu estilo próprio e ficar à vontade para "brincar" com as cores e todos os recursos que a maquiagem oferece.
Os especialistas explicam que um bom resultado vem da união do senso estético, da criatividade e do uso de bons produtos aplicados com a técnica correta. São unânimes em dizer que uma pele bem preparada é fundamental tanto para um visual sofisticado quanto para complementar um completamente natural.
Outra crença é a de que a base fecha os poros e prejudica a pele. As fórmulas atuais são suaves, hidratantes e algumas até contêm filtro solar e agentes que equilibram a pele, como no caso das oleosas.
Uma base adequada ao seu tipo de pele, além de disfarçar imperfeições e uniformizar a textura e a tonalidade, pode protegê-la. O importante é limpar bem a pele todas as noites. O pó facial e o compacto complementam a preparação da pele e por isso devem seguir o mesmo tom da base.





O produto certo


Existe uma variedade muito grande de tonalidades e texturas de bases. Para escolhê-las, você deve ter em mente o efeito desejado, como disfarçar imperfeições, manchas, cicatrizes, olheiras ou simplesmente obter um resultado o mais natural possível e dar um aspecto uniforme à pele.


Testes da textura


As texturas variam entre a mousse, mais fina, e o creme, mais espesso, que cobre qualquer tipo de mancha. Quanto mais cremosa e densa for a base, maior o poder de "camuflar" os defeitos. Teste as bases nas costas da mão para escolher o efeito que deseja.


Escolhendo a cor


A base ideal é a que tem a mesma tonalidade da sua pele. Não se aventure a escolher uma cor diferente para não ter surpresas desagradáveis. Se for mais clara ou mais escura que sua pele, dará a impressão de estar usando uma máscara, ou deixará o rosto manchado. Ao contrário do teste de textura, a única maneira de escolher a cor certa é experimentar no próprio rosto, e não nas costas das mãos.

Dica: Para fazer a escolha certa, os maquiadores testam as bases no pescoço em vez do rosto, onde o tom de pele é mais uniforme.

Ao comprar uma nova base, procure ir sem maquiagem e aproveite para fazer o teste na hora. Não tenha pressa: teste quantas forem necessárias. Aquela que quase desaparecer é a tonalidade correta. Se possível, veja o resultado longe da luz artificial, que tende a modificar a cor. Não se esqueça que a pele muda de tom durante o ano. Então, provavelmente você precisará de uma base clara e outra um pouco mais escura. Você também pode ter bases de tons intermediários e misturá-las com a da sua cor, à medida que for ficando mais ou menos bronzeada.

Dica: A principio escolha embalagens com pequenas quantidades, a fim de experimentar os tons, até encontrar a cor ideal.


Esponjas à mão


Optar por aplicar a base com as mãos, esponjas ou pincéis é uma questão de habilidade e escolha pessoal. Os dedos alcançam melhor os cantos difíceis, ao passo que as esponjas dão um acabamento mais leve. Mas algumas dicas são preciosas: use uma esponja úmida (não muito molhada) se a base for mais densa ou se quiser misturar mais de um tom para que o resultado fique mais homogêneo. Esponjas macias com ângulos ajudam a aplicar a base ao redor dos olhos e nariz. Mantenha as esponjas sempre limpas, lavando-as a cada utilização com água e sabão neutro.


Amarelo ou rosa


Se escolher a cor da base for uma tarefa complicada, conhecer mais sobre o tom da pele com certeza irá te ajudar.
Sua pele, da mais clara à mais morena, pode ser mais rosada ou mais amarelada. Existem tons mais claros e mais escuros dentro das duas gemas. Uma dica para descobrir que tipo é a sua é observar se, quando toma sol, a pele fica mais avermelhada (rosada) ou bronzeada (amarelada). Neste caso, em vez de escolher a base exatamente na sua gema, você pode tentar o contrário, para suavizar ou dar um ar mais saudável. Pele que fica vermelha com facilidade combina com uma base bege. Já as de tonalidade amarela devem usar base mais rosada do que a pele para dar mais "saúde" ao rosto.


Tipos de base




Mousse: indicada para pele que requer somente uma leve cobertura. Sua consistência suave faz com que seja fácil de espalhar e resulte em uma maquiagem leve e discreta.

Líquida: sua textura mais leve tem poder para cobrir pequenos defeitos sem dar um aspecto "carregado". Costuma não conter óleo, podendo ser usada em todos os tipos de pele.

Creme: por ser mais densa, encobre melhor as peles mais danificadas. As bases cremosas geralmente possuem alta porcentagem de óleo, indicadas para peles secas e envelhecidas e não recomendável para as oleosas.

Pancake: sua forma compacta torna-a muito fácil de ser levada na bolsa, propiciando retoques rápidos. Oferece uma boa cobertura e, em geral, é aplicada com a esponja. Pode ser composta à base de óleo, usada nas peles secas, ou água, nas peles oleosas.

Bastão: geralmente é bastante oleoso, e por isto mais adequado para peles secas. Serve tanto para uma cobertura leve quanto pesada, dependendo da quantidade aplicada. Pode ser espalhado com o dedo ou esponja.

Pó: apropriada para peles oleosas, pois tende a acentuar as linhas finas da pele seca. É excelente para uma cobertura mais opaca e retoques durante o dia.

Hidratante Colorido: não é considerado como base, mas dá uma cobertura leve e natural às peles bronzeadas.

Antialérgica: feita com produtos que causam menos alergia. Em geral não contém perfumes ou outros ingredientes que costumam causar irritação. Ideal para peles sensíveis. São encontradas em praticamente todos os tons e texturas.

Corretivo: serve para cobrir olheiras e manchas resistentes às bases comuns. Gosto de usar o 'yellow' da Mary Kay, ele desaparece totalmente ao passar a base e da certo para todos os tons de pele.

A hora da escolha!

Bom meninas, agora que já sabem tudo podem escolher a de vocês. Aqui vão algumas dicas de bases. Todas elas são encontradas na loja virtual da Sephora
E pra finalizar mais algumas dicas:
1. Se sua base está acabando, deixe o frasco de cabeça para baixo durante a noite. Irá encontrar um pouco mais pela manhã.
2. Na falta completa de base, improvise cobrindo as manchas e imperfeições com corretivo e uma camada de pó.
3. Aplique a base em pequenas quantidades em diversas áreas do rosto e então espalhe com a esponja.
4. Não esqueça de aplicar base também no pescoço e no colo, caso esteja usando um decote.
E então deusas, gostaram das dicas? Ajudou? Qual base vocês usam? Contem tudo!


4 comentários:

  1. Muito bom o artigo (:
    Eu uso uma combinação que acho infalível pra uma cobertura boa e natural...

    Corretivo pro longwear n20, base matchmaster 1.5
    e pra fechar o skinfinnish natural, ambos da MAC

    Agora para o dia a dia normal me apeguei ao bb cream da MAC + o skinfinish pra fechar. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Barbara! Nossa, parece infalível mesmo!
      Obrigada por comentar.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  2. Postagem muito boa. Ótimas dicas >#<

    Chu ~
    www.nerdkawaii.com | Retribui comentário??

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem vinda. Conte-nos o que achou do post e do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...